quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Pedagogia da Confiança



Sem confiança não há educação. Este é o princípio que está na base do sistema educativo de Dom Bosco. Só se pode fundamentar o conceito de autoridade através de uma relação de confiança entre o jovem e o educador.


Como instaurar essa confiança? Dom Bosco, longe de recomendar uma
técnica educativa, responde apenas “com o afeto”. É ele o educador do século 19 que, depois de todas as correntes pedagógicas hiper-racionalistas do século das luzes, reabilitou a esfera afetiva no interior da relação educativa.
A experiência ensina que a esfera afetiva é constitutiva de qualquer relação humana. Dessa forma, em vez de excluí-la no interior da relação educativa, ele aconselha ao educador a sabê-la administrar para instaurar um clima de confiança. “Sem afeto não há confiança. Sem confiança não há educação”. É essa, hoje como ontem, a melhor síntese do pensamento educativo
de Dom Bosco.


Uma educação baseada na confiança é uma educação baseada na razão. O educador age de maneira razoável, convencido sempre de que o jovem é dotado de razão, capaz de compreender onde estão os seus interesses. O Sistema Preventivo baseia-se nessa convicção.



A educação fundada na confiança baseia-se numa fé sólida na educabilidade da criança, quaisquer que sejam as dificuldades que a cercam. Crer nos jovens significa ter todo jovem, qualquer que sejam as suas pobrezas, como uma oportunidade de crescimento para o grupo e não como um peso.


Referêcia: Cartilha da Inspetoria salesiana de São Paulo

Sobre Sistema preventivo e os direitos humanos.

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