quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Pedagogia da Esperança



A tese transmitida por Dom Bosco aos seus discípulos merece ser compreendida:
“O salesiano jamais se lamenta do próprio tempo”. Não se trata de lamentar-se, mas de ajudar os jovens a utilizarem todos os vetores do progresso para uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais vivível.
É muito importante nas situações que vivemos ensinar à criança, ao adolescente, saber admirar-se diante da beleza, do progresso! É preciso, certamente, colocá-lo em guarda quanto aos possíveis desvios do uso inconveniente do progresso. Mas deve-se ter atenção para que ao colocá-lo em guarda não se bloqueie nele a faculdade de admirar-se diante do que vai
surgindo.
“Faz mais barulho uma árvore que cai do que uma floresta que cresce”, diz o provérbio africano. É tempo, para o moral dos nossos jovens, de não oprimi-los constantemente com o rumor das árvores que caem, o que a mídia faz largamente, mas sabê-los abrir à beleza da germinação. É esta atenção ao processo de germinação que caracteriza o olhar de Dom Bosco sobre
os jovens. A história da semente, chamada a ser uma grande árvore, é sem dúvida a mais bela parábola sobre a educação.

Há três categorias de homens e mulheres comparáveis à semente. Primeiramente,
há os que não veem na semente outra coisa que a semente (perspectiva limitada!). Depois, há os que ao ver a semente, não fazem outra coisa senão sonhar a árvore (mas os grandes idealistas, sonhando, correm o grande risco de destruir a semente). Enfim, os que veem a relação entre
a semente e a árvore.

Estes, então, ficam atentos ao terreno. Educar segundo Dom Bosco, significa oferecer o melhor terreno para permitir à criança enraizar-se na herança familiar, social, cultural, com a finalidade de abrir-se como novo sujeito.

E é a alegria, sempre segundo Dom Bosco, que melhor caracteriza um terreno. Grande parte da arte educativa consiste em saber instaurar ao seu redor um clima de paz e de alegre serenidade. A alegria é necessária para o desenvolvimento da criança. Uma infância triste é uma condenação para nós. Parece-nos que a alegria é o componente essencial do clima educativo
salesiano.

Entretanto, trata-se sempre menos de uma conquista (nada soa mais falso do que os comportamentos daqueles que são alegres por dever) e mais de um fruto: a alegria está sempre presente em superabundância naqueles que vivem na verdade e no amor.

Ver no jovem tanto a criança que ainda é quanto o adulto que é chamado a ser; este é o olhar de João Bosco sobre os jovens, a única maneira de respeitar o direito da criança a crescer. Não se trata nem de mantê-la para sempre em estado infantil, nem de considerá-la um adulto em miniatura.

Desenvolver um projeto que leve em conta a criança, a sua realidade atual e a sua potencialidade do adulto de amanhã, significa tanto “dar-lhe segurança” quanto “responsabilizá-lo”. A arte do pedagogo salesiano está na articulação sadia entre essas duas linhas de força.

Aquilo de que mais padecem os jovens em dificuldade é a falta de segurança! Os bairros das nossas cidades onde reina a maior insegurança não serão talvez aqueles nos quais os jovens se sentem mais inseguros em relação
ao próprio futuro?
Dar segurança... é saber exprimir o caráter incondicional do afeto que nos liga ao jovem... Mas, ao mesmo tempo, é ser também garantidor de um conjunto de regras que permaneçam apesar das tentativas de transgressão da adolescência...

Dar segurança é, enfim, ajudar o jovem a fazer memória do sucesso. O drama de muitos jovens que abandonam a escola, é que a instituição lhes ensina apenas a recordar a falência, e isso gera a perda de confiança em si, e a perda de confiança em si leva de novo à falência.
Essa espiral só pode ser rompida ao fazer experimentar o sucesso. Tratase sempre de focalizar o saber fazer do jovem, voltar a atenção sobre o que ele sabe fazer, convidando-o a progredir. Não será esta, quem sabe, a mensagem deixada por Dom Bosco ao narrar o primeiro encontro com Bartolomeu Garelli?

Dar segurança, mas também responsabilizar, pois só se aprende a ser responsável exercendo responsabilidades. Muitos adolescentes de hoje sofrem justamente por não terem a possibilidade de exercer qualquer responsabilidade real no interior da sociedade, e isso é particularmente verdade para os jovens em situação de exclusão social. Não nos admiremos, pois, das suas atitudes de fuga! O maior drama da exclusão está no sentimento de inutilidade social que ela gera.


O que um grande número de jovens precisa é não tanto encontrar adultos que lhes ofereçam a própria ajuda, mas adultos capazes de dizer: “Preciso de você”. Dom Bosco gostava de dizer aos seus jovens no boa-noite: “Sem a ajuda de vocês, eu nada poderia fazer”. Desde o início
da sua obra educativa, ele teve a ideia de responsabilizar os mais velhos em
relação aos mais jovens.
Referencia: texto extraido do material sobre: sistema preventivo e direitos
humanos. da inspetoria salesiana de são paulo.

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