quarta-feira, 12 de maio de 2010

UM PONTO CHAVE DA PEDAGOGIA SALESIANA: A CONVIVÊNCIA



Para que a escola possa contribuir para recuperar e conviver com o lúdico, é necessário, antes de tudo, que se saiba quem se está educando...

A tradição salesiana chama a convivência de Assistência-presença. Sem a convivência não há conhecimento nem amor. Quem ama quer está sempre ao lado da pessoa amada. O amor é o centro da nossa prática educativa salesiana, e sabemos então que “a educação é obra do coração”. Dom Bosco nos ensinava que não basta amar, mas é necessário que o garoto sinta-se amado. Como vai o aluno sentir-se amado sem a convivência?
Para termos uma boa convivência com os nossos reais destinatários devemos ser abertos, próximos e amigos. Deveríamos estar ao alcance de todos sem mediações e nem burocracias. Os educadores salesianos devem estar disponíveis aos jovens e as crianças e não reclusos em gabinetes e salas de portas fechadas. O salesiano deve estar pronto a dar o primeiro passo da acolhida e da escuta. Dom Bosco prezava por esta aproximação, por esta “vizinhança”, por uma familiaridade partilhada.
Um educador em nossas obras que se dispõe ao trabalho educativo com os jovens e as crianças, deve ter por inclinação e dom estas aptidões. Os educadores salesianos, deveriam ser mais próximos dos seus reais destinatários, alicerçados na causa maior do seu chamado de discípulo e educador.

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